Em algum dia ensolarado você já deve ter se deparado com um círculo com as cores do arco-íris ao redor do Sol. O fenômeno é tão legal que pode ser visto também ao redor da Lua. Estamos falando do Halo Solar (ou Lunar), ele se forma a 17 quilômetros de altitude pela reflexão e refração da luz solar em cristais de gelo na atmosfera. O círculo se forma em uma camada atmosférica chamada Toposfera e possui aspecto colorido porque a cor do Sol é branca.
O Halo é causado por nuvens chamadas Cirrostratus, que se formam em massas de ar estáveis e quando a umidade é baixa. Geralmente, quando há um Halo Solar e ele aparece com outras nuvens mais comuns, é quase certeiro que com 1 ou 2 dias uma tempestade chegará.
O Sol emite luz em diversas frequências do espectro eletromagnético, isso é, ele meio que é a mistura de todas as cores. Quando a luz solar é refratada nos cristais de gelo, as cores são dividas – muito semelhante como acontece com um prisma.
Quando acontece com a Lua, é o mesmo processo, apenas com a diferença de que não podemos ver as cores da mesma forma com o Sol, observando apenas as cores de tons mais claros.