Astrobiologia,Planetas

Cientistas encontram micróbio que poderia viver em lua de Saturno

A lua de Saturno Encélado parece ser um dos lugares mais propícios a possibilidade de vida no Sistema Solar. Agora, podemos ter identificado algo que pode viver lá e explicar por que encontramos metano em suas plumas.

Um estudo liderado pela Universidade de Viena descreve um micróbio encontrado no mar profundo perto do Japão chamado Methanothermococcus okinawensis que poderia sobreviver à temperatura, pressão do oceano escondido sob a superfície gelada da lua.

Essa é a lua de Saturno.
Essa é a lua de Saturno.

Eles dizem que esse micróbio sugere que o metano detectado nas plumas lançadas em Encélado poderia ser produzido pela vida microbiana, especificamente os metanógenos – aqueles que produzem metano. E uma missão futura pode detectar tais organismos escondidos em seu quente oceano.

Em seu estudo, a equipe estudou três micro organismos no laboratório para ver se eles poderiam sobreviver às condições de Encélado e produzir metano. Isso inclui pressão de até 90 bar (a pressão do nível do mar na Terra é de cerca de 1 bar) e temperaturas tão baixas quanto 0 °C, mas também altas até 100 °C – se existirem aberturas hidrotermais como na Terra.

A equipe realizou o experimento em frascos com 20 ml, com um líquido interno composto de compostos inorgânicos. Eles adicionaram os micróbios à mistura, juntamente com hidrogênio e dióxido de carbono – fornecendo alimentos e energia, como esperado em Encélado.

Dos seus três micróbios, eles descobriram que apenas o M. okinawensis conseguiu sobreviver às essas condições. Este micróbio é proveniente da família Archaea e encontra-se perto das aberturas hidrotermais na costa de Iheya, perto da ilha japonesa de Okinawa. O fato de sobreviver mostrou que é possível que os micróbios possam sobreviver em Encélado.

O estudo também destaca que, se é possível que essa vida sobreviva em Encélado, devemos ser extremamente cuidadosos em não contaminar a lua. Se os micróbios terrestres tivessem que andar em uma nave espacial futura e chegar à superfície, é possível que eles possam fornecer leituras falsas de vida alienígena no futuro. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.