Planetas

Você sabe por que o nosso planeta se chama Terra?

É muito provável que paramos o que você estava fazendo com essa pergunta. Afinal, o nome do nosso planeta não parece se originar de qualquer deus grego ou romano, como é com os outros planetas. O único planeta com vida no universo até então, possui uma história incerta quanto a origem do seu nome.

É pensado que a Terra foi nomeada assim há pelo menos mil anos. A verdadeira origem do nome, no entanto, é algo que não sabemos. Uma das hipóteses mais conhecidas é que a palavra deriva de significados como “Solo” ou “chão” e vemos isso claramente em algumas línguas. No português, por exemplo, a palavra deriva do latim “terra” e possui exatamente esses significados.

No inglês, a palavra “earth” possui uma derivação semelhante de palavras inglesas e germânicas, como “ertha” e “erde”. E essas palavras estão associadas exatamente ao solo e ao chão.

É praticamente impossível dizer quem exatamente foi o primeiro nomear o planeta de “Terra”. Na verdade, é muito improvável que uma pessoa realmente o tenha nomeado assim intencionalmente. Em vez disso, acredita-se que a palavra foi desenvolvida ao longo do tempo e passou a fazer parte das línguas.

Pode ser que o nome esteja relacionado a repercussões religiosas, em que a fertilidade estava diretamente associada à “Terra Mãe”. Outro possível motivo pode estar ligado com a ideia antiga de que a Terra era plana (“o chão por inteiro”).

No entanto, independente da origem do nome Terra, este é o nosso planeta. Um pedaço de rocha suspenso em um raio de Sol, fazendo com que nossa existência seja possível e possamos admirar a beleza que o cosmos nos proporciona. Abaixo deixaremos algumas belas imagens do nosso planeta registradas no espaço.

Momento em que a Lua passa na frente da Terra.
Momento em que a Lua passa na frente da Terra.
Imagem da Terra registrada durante a missão Apolo 18.
Imagem da Terra registrada durante a missão Apolo 18.
A primeira foto da Terra e da Lua em um único quadro.
A primeira foto da Terra e da Lua em um único quadro.
E para finalizar, esse pontinho azul é a Terra vista de Saturno.
E para finalizar, esse pontinho azul é a Terra vista de Saturno.

Continue lendo...