Uncategorized

Cientistas encontram caverna gigante na Lua

Cientistas japoneses dizem que podem ter encontrado uma localização ideal para uma futura base lunar, algo que pode interessar particularmente os EUA, que recentemente disse que iria voltar na Lua.

A região é uma cratera nas Marius Hills da Lua, que esconde um tubo de lava. Os cientistas pensam que os tubos de lava são grandes cavernas sob a superfície lunar – que proporcionam proteção natural contra a radiação e o Sol – deixados após a formação de lava e resfriado na superfície.

Imagem da cratera.
Imagem da cratera.

Neste último estudo, publicado em Geophysical Research Letters, o time de pesquisadores da agência espacial japonesa (JAXA) analisou dados de sua nave SELENE. Eles encontraram um tubo de lava intacto que eles dizem oferecer um refúgio ideal.

“Os tubos de lava lunar são importantes de várias perspectivas científicas e fornecem locais potenciais para a futura construção de base lunar”, escreveu a equipe em seu artigo. “Uma vez que o interior dos tubos de lava está protegido contra o bombardeio de meteoritos ou a radiação cósmica espera-se que estejam em condições precárias, um ambiente com composição preservada de lava e até voláteis”, concluíram eles.

Usando dados de radar da SELENE, a equipe conseguiu encontrar este tubo de lava no subsolo. Em Marius Hills, perto do equador da Lua, eles viram um padrão de consistente como de uma caverna subterrânea. A cratera no topo, Marius Crater, é pensada para ser uma entrada para a caverna abaixo.

Esses tubos podem ser maiores que cidades inteiras.Esses tubos podem ser maiores que cidades inteiras.

Para descobrir a profundidade da caverna, eles consultaram cientistas da missão GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory) da NASA. Usando dados de gravidade, isso mostrou que a caverna faz parte de uma cadeia maior que se estende por 60 quilômetros e é pelo menos de 1 km de altura e largura.

Esta é a primeira vez que temos um olhar muito claro sobre os tubos de lava, o que parece especialmente interessante, já que os EUA anunciaram recentemente que iria deslocar o foco para longe de Marte e voltar para a exploração lunar. A SpaceX também planeja construir algum tipo de base lunar.

Se decidimos construir uma base na Lua, parece que os tubos de lava podem ser uma boa aposta. Com a proteção adicional que eles oferecem, eles poderiam nos permitir explorar a superfície lunar como nunca antes. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.