Planetas

Cientistas encontram água de alta qualidade na Lua

Recentemente, os cientistas descobriram que há uma enorme quantidade de água na Lua, escondendo-se debaixo da superfície. Desde essas descobertas iniciais, pesquisadores do Instituto de Ciências Espaciais de Boulder, no Colorado, encontraram evidências de que esta água está amplamente distribuída em toda a Lua e está presente durante o dia lunar e a noite lunar.

Screenshot_1

No entanto, eles também observaram que a água parece existir principalmente como OH (uma molécula de hidroxilo reativa, em vez de H2O) e pode não ser acessada facilmente. Essas descobertas foram publicadas na revista Nature Geoscience.

Essas descobertas poderiam dar aos pesquisadores uma melhor compreensão das origens da água da Lua e como ela foi distribuída. Não só isso, mas a informação também poderia ser um grande trunfo para futuras missões em nosso satélite lunar. Instrumentos de detecção de infravermelhos foram usados na pesquisa.

Além disso, à medida que mais e mais agências e empresas exploram a possibilidade de viajar de volta à Lua e criar uma base lunar, esta água poderia ser usada como água potável ou até ser transformada em combustível de foguete dividindo o hidrogênio e o oxigênio.

Além do potencial dessa descoberta para expandir o conhecimento humano e nossa capacidade de viver e usar a Lua como recurso, também poderia permitir aos cientistas entender melhor como a água pode existir em outros corpos cósmicos rochosos.

À medida que procuramos exoplanetas, pode ser difícil observar concretamente as condições de suas superfícies. Talvez os instrumentos de sensoriamento remoto e as novas técnicas de análise, como as utilizadas para este estudo, possam melhorar essas observações. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.