Neste exato momento vários cometas estão vagando pelo espaço, quando eles se aproximam do Sol, eles aquecem e liberam uma nuvem de detritos que ficam à deriva. A Terra então passa por essa nuvem e os detritos acabam sendo atraídos para o nosso planeta. Eles entram na atmosfera a velocidades altíssimas e queimam, produzindo lindos rastros luminosos que vemos a noite – fenômeno popularmente chamado de “estrela cadente”.
E entre os dias 05 e 06 deste mês teremos o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas. Causada pelo famoso cometa Halley, o radiante da chuva, isso é, de onde aparentemente os meteoros saem é na Constelação de Aquário (como mostrado na imagem acima), mas os meteoros podem surgir de qualquer lugar no céu.
O melhor horário para começar a observar a chuva é às 22h (horário de Brasília), pois é neste momento que a constelação começa a ficar alta no céu. A partir daí você pode ver até o amanhecer. Um ponto positivo deste ano é que não teremos Lua no céu, o que não ofuscará a atmosfera, possibilitando a visualização de meteoros mais fracos.
Você não precisará de nenhum equipamento em especial para observar, apenas fixe seus olhos no céu e espere os meteoros aparecerem. Para auxiliar na localização da constelação, recomendamos que você use aplicativos como Sky Map ou Stellarium.
Se o céu nublar, chover ou qualquer outra coisa que impeça você observar o chuveiro, nós da Mistérios do Espaço estaremos transmitindo ao vivo com câmera especial para capturar meteoros. A live poderá ser assistida no play abaixo e está prevista para começar às 22h do domingo (05), seguindo pela madrugada segunda.