Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu do interior de São Paulo

Nesta noite de quinta-feira (24/05), por volta das 21h41min (hora local), o céu de diversas cidades do interior do estado de São Paulo foi iluminado por uma enorme bola de fogo. De acordo com moradores de cidades como Pirassununga e Porto Ferreira relataram um forte estrondo e até tremores em janelas.

“Ouvi um barulho em tom muito grave e abafado. As janelas e portas vibraram de forma intensa”, disse Aline Pancracio, moradora da cidade de Pirassununga em um relato a nossa página. Ela ainda disse que uma parente, residente na cidade Santa Rita do Passa Quatro, ouviu e sentiu os tremores provavelmente causados pelo fenômeno.

O fenômeno se trata de um meteoroide entrando em nossa atmosfera. Esses objetos vagam pelo espaço e às vezes cruzam na órbita da Terra. A rocha adentra a velocidades altíssimas e isso faz com que produza esse brilho marcante. Análises também indicam que ele possuía 2 o tamanho de uma bola de gude, com cerca de 2 centímetros de diâmetro e apenas 20 gramas.

Imagem divulgada pela BRAMON.
Imagem divulgada pela BRAMON.

Os tremores devem estar relacionados a onda de choque do momento da explosão do bólido (meteoro de alto brilho). O som também deve ter vindo desta explosão. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) já fez um comunicado oficial, e cedeu imagens exclusivas (veja logo acima e abaixo) do evento para nossa equipe.

Segue todos os vídeos oficiais da BRAMON e registrados também por câmeras de segurança:

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.