Astrofísica

Astrônomos divulgam a melhor imagem de um buraco negro

No coração da Via Láctea existe um buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. Sabemos sobre suas propriedades graças a métodos indiretos, como observar estrelas que passam, mas os astrônomos trabalharam arduamente nos últimos anos para obter observações diretas do mesmo. Ainda não chegamos lá, mas estamos muito perto.

Os pesquisadores relatam a observação mais próxima de Sagitário A* já feita. A equipe analisou uma região com um raio de 36 milhões de quilômetros, três vezes o raio real do buraco negro supermassivo. Essas observações permitiram aos pesquisadores registrar os dois melhores modelos para explicar como a matéria ao redor do buraco negro é distribuída.

“Começamos a descobrir como a estrutura pode parecer, em vez de apenas tirar conclusões genéricas das visibilidades que experimentamos”, disse Ru-Sen Lu, do Instituto Max Planck de Radioastronomia.

e-h-structure

Essas observações foram realizadas em 2013 usando radiotelescópios em quatro locais diferentes. Elas ainda podem ser melhoradas por uma técnica chamada interferometria. Basicamente, se você usar radiotelescópios distantes juntos, sua resolução de imagem é proporcional à sua separação. Quanto mais distantes estiverem, melhor. Em 2013, a APEX, localizada no Chile, juntou-se a três telescópios do Hemisfério Norte e sua potência combinada gerou esse resultado que você pode ver logo acima.

Mas isso é apenas o começo. No ano passado, mais telescópios aderiram a esta missão e os astrônomos puderam utilizá-los como o único Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT).

“A análise de novas observações, que desde 2017 também incluem o ALMA, nos dará mais um passo maior para a imagem do buraco negro no centro da nossa galáxia”, disse Sheperd Doeleman, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e diretor do projeto EHT.

O EHT observou o Sagitário A* em abril de 2017 e os pesquisadores estão atualmente ocupados analisando os dados. A primeira imagem propriamente dita de um buraco negro supermassivo pode estar conosco em breve. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.