Um misterioso cataclismo em uma galáxia vizinha foi visto no céu acima do Havaí na semana passada, fazendo os astrônomos ao redor do mundo lutar para entender a origem de um flash incrivelmente brilhante.
“Eu nunca vi nada assim antes no universo local”, disse Stephen Smartt, astrofísico da Queen’s University, no Havaí. A detecção de 16 de junho foi publicada pela primeira vez no Astronomer’s Telegram, um serviço online para astrônomos para relatar rapidamente novas observações interessantes.

Imagens do evento.
O objeto foi apelidado de AT2018cow, ou “vaca”, abreviada. Imediatamente se destacou para o Smartt, porque era tão diferente de uma estrela explosiva padrão. A maioria desses eventos leva várias semanas para atingir o pico de luminosidade, mas no decorrer de apenas três dias, o objeto se tornou cerca de dez vezes mais brilhante que uma supernova normal.
O objeto capturou rapidamente a atenção de outros astrônomos. Na semana seguinte, a observação do ATLAS foi acompanhada por cerca de duas dúzias de equipes de astrônomos usando telescópios em pelo menos quatro continentes e no espaço.
Essas observações subsequentes só adicionaram mistério ao objeto. Era extraordinariamente brilhante em todas as partes do espectro eletromagnético – dos raios X às ondas de rádio.
Estes são apenas os primeiros estágios do processo científico. As observações da AT2018 ainda requerem meses de pesquisas adicionais e análises antes que possam ser formalmente publicadas. Mas essa é uma chance divertida de assistir os astrônomos se animarem com algo estranho e potencialmente novo. [ScienceAlert]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.