A morte gloriosa de Cassini está se aproximando, na qual mergulhará nas misteriosas profundezas de Saturno. E para comemorar a ocasião, você não pode usar qualquer sinfonia antiga – e é por isso que uma equipe de astrofísicos fez uma música com os sons obtidos na órbita entre Saturno e suas luas.
É uma homenagem interessante aos 13 anos da sonda coletando uma quantidade incrível de dados sobre um dos planetas mais amados do sistema solar. A música não é feita com o som das emissões de rádio de Saturno. Em vez disso, uma equipe da Universidade de Toronto criou a música com base nos ritmos orbitais de Saturno e suas luas.
O que eles basearam a música é chamado de ressonância orbital. Isto é quando as coisas orbitam a velocidades diferentes, mas retornam à sua posição original no mesmo período.
Por exemplo, a primeira grande lua de Saturno (em oposição às luas pequenas do planeta), Mimas, completa duas órbitas para cada uma delas completada pela terceira grande lua Tethys. Isso pode soar um pouco confuso, mas este padrão também pode ser observado com a segunda e quarta grande lua, Encélado e Dione.
Usando uma simulação do sistema lunar do planeta, uma nota é tocada sempre que uma lua completa uma órbita. O som então voa sobre os anéis, com suas frequências orbitais individuais. [ScienceAlert]