Astrofísica

Stephen Hawking revelou o que aconteceu antes do Big Bang

Hawking faleceu poucos dias depois que esta matéria foi publicada.

“Enquanto houver vida, haverá esperança”

 

Na época em que foi proposto, o Big Bang foi suavizado em um incrivelmente quente e infinitamente denso ponto da matéria. Mas o que aconteceu antes disso? Acontece que o famoso físico Stephen Hawking tem uma resposta. Em uma entrevista com o astrofísico Neil deGrasse Tyson, Hawking discute essas ideias.

bigbangimage

A resposta de Hawking para a pergunta “O que havia antes de alguma coisa?” baseia-se numa teoria conhecida como “proposta sem limites”.

“A condição do limite do universo, é que ele não tem limites”, disse Hawking. Como os cientistas sabem agora, o universo está em constante expansão. À medida que você se move para trás no tempo, o universo se contrai. Voltar o suficiente (cerca de 13,8 bilhões de anos), e todo o universo encolhe ao tamanho de um único átomo.

A bola subatômica em que chegamos é conhecida como a singularidade. Dentro deste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo que as conhecemos deixam de funcionar. Dito de outro modo, o tempo que entendemos literalmente não existia antes que o universo começasse a se expandir. Em vez disso, a flecha do tempo encolhe infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor, nunca alcançando um ponto de partida claro.

Hawking diz durante a entrevista que, antes do Big Bang, o tempo estava dobrado. “Estava sempre chegando mais perto de nada, e nunca se tornou nada”, disse ele. Essencialmente, “nunca houve um Big Bang que produzisse algo a partir do nada, apesar de parecer assim do ponto de vista da humanidade”, concluiu.

Fora de entrevista, em outra palestra, o físico escreveu: “Os eventos antes do Big Bang simplesmente não estão definidos, porque não há como medir o que aconteceu com eles. Como os eventos antes do Big Bang não têm conseqüências observacionais, portanto descartamos da teoria, e dizemos que o tempo começou no Big Bang”.

Esta não é a primeira vez que Hawking discutiu essa teoria. Ele já fez várias palestras sobre o tema e estrelou um documentário gratuito sobre isso, disponível no YouTube. [LiveScience]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.