Astrobiologia

Astrofísico da NASA disse que deve existir vida fora da Terra

Thomas Zurbuchen, o administrador de ciência da NASA, diz que é provável que exista vida além da Terra. “Existe vida além da Terra? Acho que a resposta é sim – mas simplesmente não sabemos”, disse Zurbuchen. “A simples razão que penso é porque subestimamos a natureza quando duvidamos se a água ou moléculas complexas existiriam além da Terra”, concluiu.

Em suma, o astrofísico diz que muitas vezes é posto em duvida se condições semelhantes a Terra podem realmente existir, quando na verdade esse cenário é muito possível.

A vastidão

É uma lógica comum: o espaço é tão incompreensivelmente vasto que em algum lugar lá fora, as condições certas para a vida devem existir. Mas o fato é que as condições terrestres no espaço não garantem a vida, e o bioquímico da University College London, Nick Lane, argumentou que não temos qualquer tipo de justificativa estatística para essa suposição – argumentos como o de Zurbuchen são extrapolações do singular ponto de vista da vida na Terra.

Pálido Ponto Azul

Mas se o palpite de Zurbuchen é certo ou errado, ele argumenta que isso não fará diferença se primeiro não nos certificarmos de que a Terra possa continuar a sustentar a vida.

“Não importa qual seja a resposta para essa pergunta”, disse Zurbechen, ao responder a uma pergunta sobre colônias fora da Terra. “Nós temos que manter a Terra habitável. Não é seguro fazer o contrário. Eu penso em terraformar outros planetas em uma pequena porcentagem do tempo, mas muito mais tempo eu gasto focado em maneiras de manter a Terra habitável e maravilhosa – e não o contrário”, concluiu.

Se não tratarmos dos danos causados ​​pela mudança climática global, Zurbuchen parece insinuar que qualquer extraterrestre explorador do espaço não encontrará nada além dos restos de nossa sociedade. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.