Eventos Astronômicos

Queda de meteorito assusta moradores em Cuba

A poucos dias do meteorito de Cheliabinsk, uma rocha espacial que liberou 500 quilotons de energia durante a entrada na atmosfera, completar 6 anos de sua queda na Rússia, uma forte explosão seguida da queda de uma rocha foi ouvida e observada na região oeste de Cuba. Segundo relatos, a cidade de Pinar del Rio e seus arredores sentiram o forte som até então de origem desconhecida nesta sexta-feira (01/02).

Região onde pode haver fragmentos do meteorito.

Os moradores ficaram assustados com o evento, até que o National Weather Service (NWS) – o serviço de meteorologia americano – comunicou ter também recebido vários relatos de avistamentos. Após alguns instantes, surgiu a informação de que fragmentos foram achados na cidade Pinar del Rio e poderiam estar relacionados a explosão.

A rochas espaciais foram então encontradas nos arredores da cidade em fragmentos de seis e dois centímetros, sendo que um delas atingiu um telhado. Considerando o fato da extensão territorial de Cuba, as chances de um meteorito cair por lá são baixas, ainda mais pelo fato de ter atingido telhas de uma casa. Mas apesar do susto, não há relatos de mortes e feridos.

As pessoas postaram vídeos e fotos nas redes sociais mostrando a fumaça deixada pela entrada do meteorito, além da própria rocha fragmentada.

Buraco no telhado causado pelo impacto da rocha.
Um dos fragmentos encontrados.

Fragmentos achados pela região.

Esse evento serve para nos mostrar que não estamos a salvos de um impacto maior a qualquer momento. Centenas de milhares dessas rochas vagam pelos arredores terrestres todos os dias, apenas esperando o momento certo para nos acertar em cheio. Esse caso de Cuba felizmente não feriu ninguém, mas isso não quer dizer que no futuro um evento em maiores escalas possa acontecer de fato e os danos sejam maiores.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.