Eventos Astronômicos

Asteroide do tamanho de um campo de futebol passou raspando a Terra

Enquanto o mundo estava ocupado fazendo suas coisas no sábado, um asteroide gigante do tamanho de um campo de futebol passou pelo nosso planeta. Cientistas da NASA notaram o enorme asteroide em um observatório no Arizona poucas horas antes de passar pela Terra em um voo surpresa.

Apenas 21 horas após o avistamento inicial, o asteroide 2018 GE3 chegou um pouco perto demais para o nosso conforto. Viajando a cerca de 106.000 km/h, o asteroide passou pela metade da distância média entre a Terra e a Lua. E enquanto isso pode parecer distante, em termos espaciais, isso é assustadoramente próximo.

A situação é especialmente aterrorizante quando se considera o tamanho do asteroide. Uma ou duas vezes por semana, os cientistas notam algum desses corpos que se aproxima da distância da Lua. A diferença é que esses asteroides são geralmente do tamanho de um ônibus, ou talvez de uma casa. O 2018 GE3 era mais parecido com o tamanho de um shopping.

A NASA estimou que 2018 GE3 tem algo entre 47 e 100 metros de largura. Isso significa que ele possui aproximadamente 3,6 vezes o tamanho do asteroide que eliminou 2.000 quilômetros quadrados da floresta siberiana em 1908.

Felizmente, a NASA tem um programa para detecção de asteroides, embora o programa tenda a procurar apenas por asteroides com 140 metros de largura. Ainda assim, não é preciso muito para um asteroide causar dano aqui na Terra. Em 2013, um asteroide que era cerca de três a seis vezes menor do que o 2018 GE3 feriu mais de 1.200 pessoas e danificou milhares de edifícios em Chelyabinsk, na Rússia. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.