Planetas

Asteroide do tamanho de um arranha-céu irá passar próximo da Terra

Um asteroide de tamanho médio vai passar pela Terra no próximo mês, o que, como de costume, provocou todo tipo de manchetes alarmantes – mas não há nada com que se preocupar.

O asteroide é chamado de 2002 AJ129 e, como o próprio nome sugere, foi descoberto em 2002. No dia 4 de fevereiro voará para além do nosso planeta a uma distância de 4,2 milhões de quilômetros que, você sabe, é um distância tranquila. Isso é cerca de 11 vezes mais do que a distância Terra-Lua.

extra_large-1516275762-cover-image

AJ129 possui algo entre 548 e 1.225 metros, que é o tamanho de um arranha-céu bastante alto. Isso provavelmente causaria muito dano se nos atingisse. Felizmente, não vai acontecer.

AJ129 pertence a um grupo de asteroides conhecidos como asteroides de Apolo. Estes atravessam a órbita da Terra regularmente, com mais de 8.000 asteroides neste grupo. Cerca de 1.500 destes, incluindo AJ129, são classificados como “potencialmente perigosos”.

A NASA define um asteroide como potencialmente perigoso se sua órbita o levar dentro de cerca de 7,5 milhões de quilômetros de nosso planeta e seu tamanho seja maior que 140 metros. AJ129 se encaixa em ambas as contas, assim como muitos outros asteroides.

Há uma outra lista de asteroides que representam uma maior ameaça para nós, com cada um dado uma classificação de zero a 10 na escala Torino para determinar o quão perigoso eles são. Nenhum asteroide atualmente está acima de zero, então estamos bem no momento.

Mas sempre há a chance de um asteroide poder representar um perigo para nós no futuro. Quando isso acontecer, seria bom se estivéssemos preparados para empurrá-lo para fora de nossa rota. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.