Asteroide com forma de crânio se aproximará da Terra

O sistema solar está entrando no clima de Halloween este ano mais uma vez. Em 11 de novembro, poucos dias depois do Halloween, o asteroide 2015 TB145 passará pelo planeta Terra a uma distância segura. Embora o pessoal da NASA já tenha apelidado o asteroide de “A Grande Abóbora “, muitas pessoas apontaram que ele também tem uma notável semelhança com um crânio gigante.

Cientistas da Universidade do Havaí descobriram o asteroide em 10 de outubro de 2015, apenas algumas semanas antes de se aproximar com a Terra em 31 de outubro. Durante este encontro em particular, o TB145 estava a apenas 1,3 distâncias lunares da Terra, embora desta vez ele passará por nós a uma distância maior de cerca de 105 distâncias lunares.

“A trajetória de TB145 é bem compreendida”, disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Estima-se que o asteroide tenha 700 metros de diâmetro. Isso pode parecer muito grande, mas é pequeno o suficiente para não ter influência gravitacional na Lua ou na Terra.

Os pesquisadores também suspeitam que 2015 TB145 pode ser o que é conhecido como um “cometa morto”. “Descobrimos que o objeto reflete cerca de 6% da luz que recebe do Sol”, disse Vishnu Reddy, pesquisador do Planetary Science Institute em Tucson. “Isso é semelhante a reflexão do asfalto, e enquanto aqui na Terra achamos que é muito escuro, é mais brilhante que um cometa típico que reflete apenas de 3 a 5% da luz”, concluiu ele.

Mas pode ficar tranquilo quanto a passagem deste ano, pois a próxima vez que o asteroide fará um sobrevoo notavelmente próximo da Terra será em agosto de 2027, quando passará a apenas uma distância lunar ou 383.000 km da Terra. ÍFLS]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *