Eventos Astronômicos

Asteroide atinge a Terra horas depois de ser descoberto

Descoberto pelo projeto Catalina Survey, financiado pela NASA, o asteroide ZLAF9B2 atingiu nosso planeta dia 02 de junho. O corpo celeste foi achado apenas algumas horas antes pelo projeto que busca NEOs (Near-Earth Object) e que tem 3 telescópios no Arizona, nos EUA.

Os cálculos divulgados diziam que objeto possuía cerca de 3 ou 4 metros e tinha 80% de chances de impactar com a Terra. Horas depois, a Organização Internacional de Meteoros (IMO), recebeu relatos de um possível bólido (meteoro de alto brilho) na África do Sul e Botswana.

Suzanne Paxton Spektrum é sul-africana e postou um vídeo de uma câmera de segurança que mostra o bólido. Por incrível que pareça, o horário e trajetória parece ser compatível com o que era esperado para o asteroide.

Área possível de onde foi o impacto. Créditos: Observatório SONEAR
Área possível de onde foi o impacto. Créditos: Observatório SONEAR

Este então se torna o terceiro caso de asteroide que atingiu a Terra e que foi detectado por telescópios que monitoram os NEOs. Os anteriores foram os asteroides 2008 TC3 e 2014 AA, descobertos também pelo Catalina. [BRAMON]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.