Planetas

Essa pergunta é essencial para uma pessoa ser astronauta

Tornar-se um astronauta não é exatamente fácil. Tim Peake, um astronauta britânico e astrofotógrafo postou alguns quebra-cabeças que estavam envolvidos no seu processo para se tornar um cosmonauta (é a mesma coisa que astronauta).

Isso não é de surpreender, na verdade: os astronautas têm que ser capazes de fazer acrobacias cognitivas sob condições bastante bizarras, literalmente fora deste mundo, para continuar funcionando e fazer seus trabalhos lá na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em seu Twitter, Peake compartilhou alguns “quebra-cabeças e exercícios reais” de seu processo de seleção na ESA. Faz parte de uma promoção para o seu novo livro, o livro de testes de seleção de astronautas, que também foi co-escrito pela equipe da ESA. Dê uma olhada na questão abaixo e veja se você pode resolvê-la.

TRADUÇÃO: Na grade abaixo, qual combinação de formas deve preencher o quadrado faltante?
TRADUÇÃO: Na grade abaixo, qual combinação de formas deve preencher o quadrado que falta?

Pense um pouco e tente resolver o enigma.

Há muito mais no treinamento de astronautas do que apenas resolver quebra-cabeças, é claro. Infelizmente, apenas respondê-las corretamente não significa que você pode dirigir-se ao espaço. A ESA explica que a primeira etapa de treinamento de qualquer astronauta europeu começa no Centro Europeu de Astronautas, em Colônia, na Alemanha. Lá, juntamente com cinco outros colegas de classe, Peake recebeu uma formação em ciências, matemática, engenharia e habilidades médicas. O grupo também foi informado sobre a física de mecânica orbital, dado algum treinamento de sobrevivência, e até foi ensinado russo.

A resposta para pergunta, segundo o astronauta em seu Twitter, é a letra B. Porque “o padrão espelha formas adjacentes, mas em cores diferentes”, disse ele. E aí? Você conseguiria passar no teste? [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.