Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu de Brasília na madrugada deste domingo

Quase 10 dias após o grande bólido que cruzou o céu do interior de São Paulo, uma enorme bola de fogo rasga o céu da capital do Brasil na madrugada deste domingo (03/06). Bólido é o nome dado aos grandes meteoros de altíssimo brilho que cruzam a nossa atmosfera. Eles, apesar de serem mais raros, ultimamente têm se registrado um número maior por causa também da quantidade de câmeras que monitoram o céu.

meteoro bólido DF

As estações BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) MAS1 e MAD1, ambas localizadas no Distrito Federal, registraram o fenômeno por volta das 01h40min da madrugada. Ainda não recebemos nenhum relato de pessoas que tenham observado o fenômeno, talvez por conta do horário, onde muitas delas estavam dormindo. Por isso é importante termos câmeras apontadas pro céu para registrar esses meteoros.

Apesar de não termos um comunicado oficial da BRAMON, tal evento está muito provavelmente ligado a uma rocha espacial que cruzou o caminho da Terra e entrou em nossa atmosfera. Fique ligado nesta matéria que iremos atualizar quando sair o vídeo do bólido (por enquanto só temos imagens) e outros dados como o sua massa.

bólido DF

Se você chegou a vê-lo, não exite em mandar seu relato em nosso inbox. Estaremos ligados lá e te responderemos assim que possível.

Para finalizar parcialmente, segue um print (momento humor) um tanto curioso de uma pessoa em 2012 que “previu” esse fenômeno. A postagem diz que uma semana depois da greve dos caminhoneiros cairia um “meteoro” e isso aconteceu logo em Brasília. Lembrando que isso é mera coincidência. O print também pode não ser verídico, apenas está circulando na internet.

Screenshot_5

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.