Eventos Astronômicos

Assista ao vivo o grande fim da sonda Cassini

Se você pudesse ir para qualquer lugar do sistema solar, Saturno seria ideal para se aproximar na manhã desta sexta-feira (15/09). Passando acima da superfície do planeta anelado, você veria algo incrível. Pouco antes das 9h da manhã, um objeto do tamanho de um ônibus dará um show na atmosfera do planeta, onde explodirá em milhões de pedaços e brilhará como um meteoro.

Mas esse meteoro não é uma rocha: Será a sonda Cassini mergulhando em Saturno. Infelizmente, há poucas possibilidades dos telescópios terrestres observarem a missão de 20 anos chegando ao fim.

No entanto, a NASA TV estará transmitindo ao vivo as etapas finais do “Grand Finale” da Cassini, no momento em que seu último fluxo de dados chega a Terra e a confirmação de que a sonda está morta. Assista a partir das 7h (horário de Brasília) a transmissão da NASA:

Mas por que a NASA está dando um fim a missão? 

A razão pela qual a NASA está destruindo a Cassini é por causa da descoberta mais surpreendente da própria nave espacial. Em 2005, a sonda detectou jatos de água saindo da lua de Saturno, Enceladus. Mais tarde, voou através desses gêiseres, ajudando a confirmar que a lua esconde um oceano salgado abaixo da superfície coberta de gelo.

Titã – uma lua de Saturno do tamanho do planeta Mercúrio – também pode ter um oceano líquido. E esses mundos da água podem ser habitáveis para vida alienígena, e a Cassini está a prestes a perder o seu propulsor, então a NASA não quer correr o risco de contaminar esses locais deixando a nave colidir contras as luas. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.