O mais novo satélite da NASA está programado para ser lançado na noite desta segunda-feira, 16 de abril, às 19h32min (horário de Brasília) e 22h32min UTC. Conhecido como TESS, o Transiting Exoplanet Survey Satellite desempenhará um papel crucial na busca da humanidade por planetas fora do nosso próprio Sistema Solar. E ele será lançado em órbita pelo famoso e reutilizável foguete Falcon 9 da SpaceX.
“Acabamos de concluir nossa revisão de prontidão do lançamento e tudo correu bem”, disse Omar Baez, diretor sênior de lançamento do Programa de Serviços de Lançamento do Centro Espacial Kennedy da NASA. Até agora, o clima parece estar cooperando também, com apenas 20% de chance de que ventos fortes ou outras condições climáticas ruins possam atrasar o lançamento.
Este lançamento é épico porque o TESS é uma parte muito importante dos futuros planos de exploração espacial da NASA. O TESS é o sucessor do muito apreciado telescópio espacial Kepler da NASA, que encontrou quase dois terços dos mais de 3.700 exoplanetas que conhecemos atualmente.
O TESS usará o mesmo processo para localizar planetas fora do nosso Sistema Solar – observando as estrelas e as pequenas quedas em seu brilho que indicam que um planeta está orbitando na frente delas.
Mas enquanto Kepler só podia olhar para um pequeno pedaço do céu noturno, o TESS será capaz de cobrir segmentos de 24 graus do céu de uma só vez – o que significa que seria capaz de caçar planetas alienígenas em 85% do céu noturno visível. [ScienceAlert]
Nordestino arretado, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.