Acontece hoje a noite a chuva de meteoros Líridas

Neste exato momento vários cometas estão vagando pelo espaço, quando eles se aproximam do Sol, eles aquecem e liberam uma nuvem de detritos que ficam à deriva. A Terra então passa por essa nuvem e os detritos acabam sendo atraídos para o nosso planeta. Eles entram na atmosfera em velocidades altíssimas e queimam, produzindo lindos rastros luminosos que vemos a noite. Fenômeno popularmente chamado de “estrela cadente”.

E agora, nos dias 21 e 22 deste mês acontece o pico da chuva de meteoros Líridas, uma das mais belas chuvas do ano. Causada pelo cometa C/1861 G1, as Líridas podem produzir até 15 meteoros por hora, sendo que em alguns anos esse número pode chegar a 100.

Para nossa sorte, esse ano a Lua não estará no céu no horário da chuva. Dessa forma não ofuscará os meteoros, portanto, a visualização será excelente. Para observar é muito simples, basta localizar o radiante, que é a constelação de Lyra – use aplicativos como SkyMap ou Stellarium – mas se você tem uma boa noção de direção, basta olhar entre o leste e o norte. Vale ressaltar que a constelação nasce no horizonte por voltas das 23h.

Use a estrela Vega como referência na localização.

Use a estrela Vega como referência na localização.

Lembrando que esse tipo de fenômeno é para ser visto a olho nu, sendo assim não é necessário quaisquer equipamentos para observar. Seus olhos te possibilitarão um campo de visão aberto e uma melhor visualização.

Caso em sua cidade nuble, abaixo você poderá assistir nossa transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. A transmissão iniciará por volta das 22h (horário de Brasília) de sábado e poderá ir até a madrugada de domingo. Utilizaremos câmeras especiais em parceria com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON).

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *