No dia 14 deste mês teremos uma das maiores superluas do SÉCULO, onde nosso satélite natural se encontrá a apenas 356,509 km de nós – podendo ser vista até 14% maior no céu. A última vez que a Lua se aproximou tanto assim, foi em 26 de janeiro de 1948, portanto, não perca essa oportunidade rara de observar e tirar fotos do nosso satélite.
Como o fenômeno acontece?
A superlua acontece quando a Lua está em seu perigeu – seu ponto mais próximo da Terra. Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Por estar mais próxima de nós, ela apresenta-se maior e mais brilhante do que o normal.
Temos também um fenômeno oposto a superlua – podemos chamar de “Minilua” -, que é quando a Lua está mais distante da Terra. Nesse caso, não chamamos mais de perigeu, mas sim de apogeu. Não chega a ser tão emocionante quanto a superlua, já que a Lua fica menor e com menos brilho, mas de qualquer forma é interessante de observar.
Como observar?
No dia 14 de novembro, a Lua estará nascendo no horizonte por volta das 19h30min (horário de Brasília) e por causa da atmosfera da Terra e o fenômeno da superlua, ela aparecerá enorme no horizonte. Para observar, você não precisará de nenhum equipamento astronômico, mas se você tiver algum binóculo, telescópio ou câmera não deixe registrar.
Caso o céu da sua cidade estiveja nublado, nós iremos transmitir ao vivo em nosso canal no YouTube. Você poderá ver no play abaixo no dia 14 às 21h. Não perca!
https://www.youtube.com/watch?v=ektMpBDdud4
Bons céus!