Planetas

Sonda Curiosity encontra objeto metálico em Marte

O Rover Curiosity da NASA tropeçou em um meteorito metálico de aparência peculiar na semana passada. Esses meteoritos são bastante comuns no planeta vermelho devido à sua fina atmosfera e proximidade com o cinturão de asteroides.

Na pedra espacial percebe-se a presença de vários sulcos profundos, o que sugere que ele pode ter sido fundido em algum ponto no tempo. Apelidado de ‘Egg Rock’ – por causa de seu formato – o Curiosity foi capaz de registrar uma imagem suficientemente perto da estrutura para os cientistas da NASA para analisarem sua composição.

metallicmeteorite_web_1024Por enquanto, eles acham que o meteorito é provavelmente feito de níquel-ferro, e veio a partir do núcleo de uma estrutura no cinturão de asteroides. Objetos no cinturão de asteroides são frequentemente enviados para Marte depois de ser expulso pela gravidade de Júpiter.

Encontrar meteoritos no Planeta Vermelho pode não ser algo raro, mas é sempre emocionante para os pesquisadores, visto que muitas das rochas que pousam na superfície de Marte não iria sobreviver ao atrito com a atmosfera da Terra. Isso nos dá a oportunidade de estudar pedaços do Sistema Solar, que poderia ajudar os cientistas a explicar mais sobre os objetos no cinturão de asteroides, bem como as condições no Planeta Vermelho.

Marte também tem menos oxidação e à erosão do tempo comparado com a Terra, de modo que os meteoritos em sua superfície estão em uma condição melhor do que qualquer outro que tenha caído no nosso planeta. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.