Planetas

Aprenda a encontrar meteoritos em sua própria casa

Meteoritos são rochas espaciais que conseguem sobreviver a entrada na atmosfera e chegam ao solo. Todos os dias milhares de toneladas caem na Terra, no entanto, grande parte são do tamanho de grãos de poeira. Mas diante dessa enorme quantidade de rochas vindas do espaço, é muito provável que alguma já tenha caído em seu quintal e você nem percebeu.

Pela grande maioria ser extremamente pequena, encontrar essas rochas pode ser um desafio. Mas aqui iremos te mostrar um guia de como tentar encontrar alguma amostra.

im

Tudo começa com um imã. Mas calma, não adianta já ir pegar aqueles imãs de geladeira, temos que ter algo bem mais forte. Conhecidos como imãs de neodímio (imagem acima), eles são extremamente potentes e vão ser ideais para encontrar os meteoritos, afinal, essas rochas geralmente são compostas por uma liga metálica e com o neodímio você fará com que o fragmento seja atraído pelo campo magnético.

pm

Com o imã em mãos, procure um saco plástico transparente e coloque o neodímio dentro. Dessa forma, se você encontrar algo será muito mais fácil retirar a amostra do que se o imã estivesse sem o plástico. Lembre-se de não afastar o imã dessa proteção até que você tenha terminado a busca, pois os possíveis meteoritos podem cair.

Como esse aparato tecnológico em mãos, vamos a procura dos micro meteoritos. Você pode começar pela chão, mas um bom lugar seria mesmo no telhado (muito cuidado para não cair), pois lá não há muita interferência humana e as chances de achar algo é maior. Se sua localidade choveu recentemente, provavelmente não achará nada, porque a chuva lavou seu telhado e levou junto os possíveis meteoritos. No telhado ou até mesmo no chão, não tem mistérios, basta passar levemente o imã com o plástico nas superfícies.

Exemplo de meteoritos já encontrados com essa técnica.
Exemplo de meteoritos já encontrados com essa técnica.

Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas John Larsen (autor das fotos acima), é um caçado de micro meteoritos e ele possui um coleção imensa de micro rochas encontradas com essa técnica do imã. Mas é interessante ressaltar que nem toda partícula que você encontrar, será um meteorito. Algumas delas podem ser ferrugem ou outras partículas de metais. Para diferenciá-las dos meteoritos, basta olhar sua forma com uma lupa, geralmente, eles possuem uma forma mais arredondada.

Bom, é isso. Comece suas buscar e tomara que você ache alguma pequena rocha vinda dos confins do sistema solar. Se você fizer o aparato e as buscas, manda foto pra nós no inbox da nossa página. Boa sorte e boa caçada!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.