Quando você está orbitando a várias centenas de quilômetros acima da Terra, ter acesso a água limpa é crucial. Por isso, foi provavelmente um motivo de preocupação no início desta semana, quando a água da Rússia na Estação Espacial Internacional (ISS) começou a ficar amarela.
A ISS é dividida em dois segmentos, o lado dos EUA e o lado russo, com ambos tendo diferentes fontes de água . Os americanos têm água com poucos minerais que é tratada com sais de iodo, enquanto os russos têm água mais pesada com mais minerais e sais de prata.
Mas no início desta semana foi relatado que alguns problemas ocorreram com o suprimento de água quente da Rússia. Eles descobriram que estava ficando amarela, com uma substância química desconhecida causando a mudança na coloração. Então eles tiveram que usar a água do segmento norte-americano enquanto o problema era investigado.
Felizmente, parece que a causa não foi muito séria. De acordo com o site de notícias russo TASS, a causa era na verdade uma crosta de calcário dentro de um “samovar”, um recipiente que é usado para aquecer e ferver água.
A substituição de tal sistema foi descrita como sendo “absolutamente normal”, com a água do lado norte-americano sendo usada em instâncias como essa. O samovar foi supostamente substituído ontem, 25 de abril, então, presumivelmente, os russos voltarão a beber sua própria água.
Eles podem não ter gostado muito da mudança, já que há outra diferença fundamental entre o abastecimento de água na ISS. Ou seja, os americanos reciclam sua urina, enquanto os russos não. Eles também usam a urina dos russos, embora não se preocupem.
“Antes de assustar com o pensamento de beber sua urina, tenha em mente que a água é mais pura do que a maior parte da água que você bebe em casa”, disse o ex-astronauta canadense Chris Hadfield. “Isso faz da Estação Espacial Internacional ter próprio ambiente independente. Esse é um passo crítico para viver por longos períodos fora do planeta Terra”, concluiu ele.
Então sim, a água da Rússia ficou amarela. Mas não tem nada a ver com a urina. [IFLS]