Afinal, por que o planeta Vênus brilha tanto no céu?

Nas últimas semanas, o planeta mais quente do sistema solar está visível logo após o pôr do sol. Mesmo sendo o segundo planeta mais próximo da estrela, o copo celeste consegue vencer Mercúrio com suas altas temperaturas. E por incrível que pareça, o mesmo motivo pelo qual ele é tão quente, é também o motivo de ele brilhar tanto no começo das noites.

O fenômeno acontece por causa de sua atmosfera ácida altamente reflexiva. Ao longo de bilhões de anos, a atmosfera de Vênus tornou-se incrivelmente espessa, provavelmente por causa de algo conhecido como o efeito estufa descontrolado, onde sua atividade vulcânica contribuiu para uma atmosfera incrivelmente densa.

z17178683qwenus-widziana-nad-oceanem-spokojnym

Tais nuvens agora que cobrem o planeta, refletem mais de 70% da luz solar que a atingem. A luz salta facilmente das nuvens, contendo ácido sulfúrico e cristais ácidos. É isso que torna o planeta tão brilhante e quente também. Mesmo refletindo muita luz solar, um pouco dela entra no planeta e não consegue sair por causa da atmosfera espessa. Dessa forma, o calor fica retido e Vênus chega a incríveis 460°C, enquanto Mercúrio chega a 426°C.

Mas por que Mercúrio é mais frio se está mais próximo do Sol? Por que o fenômeno ocorre inverso a Vênus: A atmosfera dele é muito fina e não consegue reter calor, mas sua proximidade com a estrela consegue manter essa temperatura.

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

4 comentários sobre “Afinal, por que o planeta Vênus brilha tanto no céu?

  1. Marcelo Alves

    Qual a densidade da atmosfera de Vênus em comparação a da Terra.
    Certa vez li que era 200%.
    Mas fiquei desconfiado por ser um número tão redondo.
    Não eram 199% nem 201% entende.
    Aproveitando a deixa, e a de Marte?
    Li também que era 1% e fiquei desconfiado pelo mesmo motivo citado acima.

  2. Abadaramam

    Não confio muito nessa medição não mercúrio fessebe a lua do sol diretamente cem proteção de nuvem nenhuma devia ser mas quente consertesa e está mais perto do sol essa cont dos cientistas 🤔🤔🤔🤔🤔.

  3. Naide guidotti Leonardi

    Não consigo entender se as 19 horas o planeta Vênus ainda é visto a oeste. Como ele já é visível a leste umas quatro horas antes de nascer o solho. Na madrugada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *