6 coisas que você usa e foram desenvolvidas pela NASA

Apesar de quão incrível as viagens espaciais são, muitas pessoas argumentam que o dinheiro usado na NASA seria melhor gasto em projetos aqui na Terra. No entanto, essas pessoas não sabem que investir em ciência trará ainda mais dinheiro de volta à sociedade. Estima-se que cada dólar investido na NASA, coloque de US$ 7 a US$ 14 de volta à economia dos EUA, e não é difícil entender por quê.

Quase sempre a agência lança inovações que podem nos ajudar aqui na Terra. Esta lista mostra apenas alguns dos produtos insanamente úteis que surgiram do programa espacial.

As palmilhas do seus sapatos

imagenik

As técnicas de moldagem de borracha da NASA tornaram mais fácil para as empresas de calçados encaixarem preenchimento em seus sapatos , enquanto o isolamento de luz usado para proteger os astronautas provou ser igualmente útil na proteção dos pés. O engenheiro da NASA, Frank Rudy, seguiu essas invenções para a indústria de calçados, propondo o design absorvente de choque usado nos tênis da Nike. Então, graças à ciência que levou os homens à Lua, as pessoas ao redor do mundo estão caminhando um pouco mais confortavelmente.

A câmera do seu celular

9b-phone-camera-selfie-532249624

Uma das coisas mais úteis sobre a Era da Informação é a nossa capacidade de tirar fotos de uma pequena câmera que cabe nos nossos bolsos. E sim, temos a NASA para agradecer por isso. O próprio conceito de uma câmera digital foi desenvolvido pela primeira vez no Jet Propulsion Laboratory (JPL) na década de 1960, quando o engenheiro Eugene Lally sugeriu o uso de uma grade organizada de sensores de luz para capturar imagens fixas.

Nos anos 90, outra equipe do JPL desenvolveu uma tecnologia que tornou as câmeras de espaçonaves significativamente menores. Essa inovação também aumentou a qualidade de imagem dessas câmeras, bem como sua velocidade e duração da bateria. Nesse ponto, ficou claro que essa tecnologia poderia ser usada para muito mais que telescópios.

TV via satélite

Os jovens de hoje podem nunca saber como é luta de encontrar o ângulo perfeito para a sua antena de TV. Uma das contribuições mais úteis do programa espacial é o avanço da comunicação sem fio, especialmente para provedores de televisão. Após o lançamento de um grupo bem sucedido de satélites nas décadas de 50 e 60, a NASA ajudou a construir o primeiro satélite comercial da AT&T, que decolou em 1962.

Nos últimos anos, a pesquisa de comunicações da NASA melhoraria o sinal, a imagem e a vida útil desses satélites. Esta tecnologia melhorada financiada pelo governo acabaria por ser filtrada para produtos comerciais.

O seu aparelho ortodôntico

3-invisible-braces

Para colocar um foguete no espaço, você precisa ter os materiais certos. Os pesquisadores da NASA passaram inúmeras horas desenvolvendo materiais que são leves e duráveis, especificamente adaptando-os para resolver uma infinidade de problemas. Um desses materiais, chamado alumina policristalina translúcida, foi desenvolvido por uma empresa que trabalha com a NASA para ajudar no rastreamento de infravermelho.

Em 1986, uma empresa chamada Unitek entrou em contato com o criador para resolver um problema diferente: o cuidado ortodôntico. A Unitek estava procurando por um material que fosse forte o suficiente para agir como aparelho, mas translúcido para reduzir o constrangimento que vem com o aparelho de apoio. Foi então que a produção desses suportes “invisíveis” acabou sendo um sucesso entre os consumidores.

O Joystick do seu videogame

5a-joystick

Antes de chegarem aos videogames, os joysticks foram usados pela primeira vez pela Marinha dos EUA para pousar aviões. O problema com eles, porém, eram grandes e desajeitados, definitivamente incapazes de se encaixar em seu controle de jogo normal.

Foi chegado a um resultado melhor por causa do programa de Ônibus Espaciais, ao estudarem os controladores de simulação de voo no Centro Espacial Johnson, a empresa de jogos Thrustmaster, Inc. desenvolveu um controlador ultrarrealista. [ListVerse]

Tecnologia para proteger as lentes do seu óculos

A NASA desenvolveu uma tecnologia para os viseiras dos astronautas não conter arranhões, e claro, essa tecnologia foi implantada nos óculos para que durassem mais.

O orçamento da NASA não é o maior de todos os programas do governo americano. Dessa forma, o dinheiro investido não resolveria a fome no mundo, por exemplo. Investir em ciência é garantir desenvolvimento futuro e essas tecnologias que usamos no cotidiano é a prova disso.

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *