Afinal, por que Marte é vermelho?

Marte é um dos pontos mais brilhantes no céu nas últimas semanas, e com isso muitas pessoas em dúvida sobre o motivo desse planeta possui essa cor tão marcante e que faz se destacar de todas as estrelas no céu noturno. Mas para a pergunta do título temos uma resposta curta e longa, a curta é que a superfície marciana possui ferrugem e a longa vamos ver a seguir.

martevermelho

A cor vermelha que vemos nas imagens de Marte e até no céu noturno é o resultado do óxido de ferro. Rochas e terra na superfície de Marte continham uma poeira composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de outros elementos. As rochas e o solo foram erodidos pelo vento e a poeira foi soprada através da superfície por antigos vulcões. Evidências recentes dizem que a poeira foi sendo espalhada pelo planeta pela água, apoiada pela presença de canais e dutos através da superfície do planeta.

O óxido de ferro de Marte teria se formado há muito tempo, quando o planeta tinha mais água líquida. Este material enferrujado foi transportado ao redor do planeta em nuvens de poeira, cobrindo tudo em uma camada de ferrugem. De fato, há tempestades de poeira em Marte hoje que podem se elevar e consumir todo o planeta (como está acontecendo atualmente), obscurecendo toda a superfície de nossa visão.

O ferro dentro da poeira reagiu com o oxigênio, produzindo uma cor vermelha de ferrugem. Esta superfície empoeirada, que tem entre alguns milímetros a dois metros de profundidade, fica acima de lava endurecida composta principalmente de basalto. A concentração de ferro neste basalto é muito maior que a da Terra, contribuindo para a aparência vermelha de Marte. [SpaceAnswers/UniverseToday]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *