Astrofísica

Adolescente corrige erro em dados da NASA

Um estudante de uma escola britânica entrou recentemente em contato com a NASA para apontar que houve um erro nos dados registrados na Estação Espacial Internacional (ISS), o que lhe valeu agradecimentos da agência espacial americana.

Miles Soloman, um estudante de 17 anos da Tapton School em Sheffield, estava trabalhando no projeto TimPix, que permite que os alunos do Reino Unido tenham acesso a dados gravados por detectores de radiação durante os seis meses do astronauta britânico Tim Peake na ISS.

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Entre outros projetos, Peake participou de um programa de pesquisa que visa compreender o impacto da radiação espacial sobre os seres humanos. A radiação na ISS é monitorada com detectores Timepix, que são conectados a computadores e enviam dados regularmente de volta para a Terra.

Soloman e seus colegas estudantes receberam essas medições em uma pilha gigante de planilhas do Excel, permitindo-lhes praticar a análise de dados em informações científicas do mundo real. Quando eles classificaram os dados por níveis de energia, Soloman notou algo estranho.

“Eu notei que onde não deveríamos ver nenhuma energia, onde não havia radiação. A primeira coisa que eu pensei era ‘Bem, você não pode ter energia negativa’, e então percebemos que isso era um erro”, disse disse ele à BBC. Soloman e seu professor de física James O’Neill entraram em ação e enviaram a NASA imediatamente.

Como Soloman explicou à BBC, pesquisadores da NASA responderam que estavam cientes do erro, mas pensaram que só estava acontecendo uma ou duas vezes por ano. Eles estavam errados. “O que realmente descobrimos foi que eles estavam acontecendo várias vezes ao dia”, diz Soloman.

“O problema é que alguns dos algoritmos que converteram os dados brutos estavam ligeiramente desajustados, e, portanto, quando eles fizeram a conversão, eles acabaram com um número negativo”, disse o físico Lawrence Pinsky, da Universidade de Houston.

“Eu não estou tentando provar a NASA está errada, eu não estou tentando dizer que sou melhor, porque, obviamente, eu não sou – eles são a NASA “, disse o adolescente. “Eu quero trabalhar com eles e aprender com eles”, concluiu. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.