Eventos Astronômicos,Planetas

Acontece neste sábado a ocultação de Saturno pela Lua

A primeira semana de outubro foi recheada de eventos astronômicos: começando pela boa visibilidade da Galáxia de Andrômeda e a conjunção envolvendo a Lua e Júpiter, a semana fechará com uma ocultação incrível do gigante de anéis pelo nosso satélite natural. O fenômeno será visível em algumas partes do Brasil, mas não deixando a desejar nos lugares onde não verá o evento acontecendo de fato – e você entenderá porquê.

Ocultação de Saturno pela Lua em 2014. (Créditos: Colin Legg)

Uma ocultação planetária acontece quando nossa Lua passa na frente de algum planeta do sistema solar. O fenômeno pode acontecer com Júpiter, Saturno ou até mesmo Vênus. Localizado a aproximadamente 1,4 bilhão de quilômetros de distância, o corpo planetário da vez trata-se do segundo maior planeta gasoso e o senhor dos anéis do sistema solar – isso mesmo, estamos falando de Saturno.

O movimento de revolução da Lua ao redor da Terra faz com que isso aconteça, e nosso satélite natural oculte diversos objetos celestes ao longo de sua trajetória ao redor do nosso planeta. No final das contas, o conceito por trás é o mesmo dos eclipses solares e sua visualização depende diretamente da posição geográfica do observador no globo. Neste sábado, por exemplo, apenas observadores nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil poderão observar a ocultação acontecendo.

O momento da ocultação será exatamente às 17h37min (horário de Brasília), no entanto, o céu claro dificultará a observação. Por outro lado, momentos depois acontecerá o reaparecimento do planeta por trás da Lua e não será difícil de ver. Não é necessário nenhum equipamento para observar, mas com a ajuda de um telescópio ou binóculos você poderá ver as crateras de Lua e o momento em que Saturno reaparece.

Simulação da conjunção planetária. (Créditos: Stellarium)

Quem mora em outras regiões não verá o fenômeno em si, mas observará uma conjunção planetária, onde Saturno estará coladinho com a Lua. Será tão incrível quanto ver a ocultação e será visível até por volta da meia-noite, momento onde os astros desaparecerão no horizonte.

Não deixe de observar este fenômeno incrível e registrá-lo. Boas observações!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.