Acontece hoje a melhor chuva de meteoros do ano

Ao decorrer do ano temos várias chuvas de meteoros – algumas fracas, outras mais intensas. Um fato é: o fenômeno é incrível. Essas chuvas ocorrem quando nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, passa por uma nuvem de detritos deixada por um outro corpo (cometa ou asteroide), esses detritos entram em nossa atmosfera a velocidades altíssimas e queimam. Quando isso acontece, podemos ver um rastro brilhante cruzando o céu. O fenômeno é conhecido popularmente como “estrelas cadentes”.

Neste mês de outubro, teremos a chuva de meteoros Orionídeas. O chuveiro recebe esse nome porque têm seu radiante na Constelação de Órion, ou seja, a região de onde os meteoros parecem sair. Desta vez teremos uma vantagem: não teremos Lua no céu, o que não deixará a atmosfera ofuscada, e assim poderemos ver mais meteoros.

Constelação de Órion. (Simulação: Stellarium)

Constelação de Órion. (Simulação: Stellarium)

O ápice das Orionídeas acontece no dia 21 deste mês, e como já falamos, será visível na Constelação de Órion – lar do Cinturão de Órion que é conhecido no Brasil como “As três Marias”. A constelação começa a nascer na direção leste às 21h e o melhor horário para começar ver é a partir das 23h, quando ela estará alta no céu.

É uma constelação muito fácil de ser localizada, mas se mesmo assim você ainda tiver dificuldades para encontrá-la, baixe o aplicativo SkyMap no seu celular que ele vai te auxiliar na localização.

Para observar, você não precisará de nenhum equipamento, apenas seus olhos. Nossas recomendações é que você vá para um local com pouca poluição luminosa e tenha muita paciência. Os meteoros são rápidos, e por isso você tem que fixar seus olhos no céu para não perder nenhum.

Mas e se na minha cidade estiver nublado? Não se preocupe, nós iremos fazer uma transmissão ao vivo utilizando câmeras especiais da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros – BRAMON. A live deverá começar às 21h do dia 20 e seguiremos até a madrugada do dia 21, e você poderá assistir no play logo abaixo:

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *