Planetas

Acontece hoje a noite a oposição de Júpiter

Geralmente não temos palavras para definir a tamanha beleza de um evento astronômico. Seja ele uma conjunção planetária, um eclipse ou uma oposição é muito interessante observar algo tão magnífico. Neste mês de maio teremos um fenômeno muito interessante envolvendo Júpiter, o maior planeta do sistema solar.

Júpiter está a aproximadamente 1 bilhão de quilômetros da Terra, a luz solar demora 43 minutos para ir do Sol até o gigante gasoso. A essa distância o planeta parece ser apenas uma estrela no céu, no entanto, algo especial acontecerá no dia 09/05 e fará com que o planeta brilhe mais do que o normal: a oposição planetária.

Para um observador na Terra, a face do planeta Júpiter muitas vezes não está completamente iluminada, assim como vemos em algumas fases da Lua. Por esse motivo, o planeta não fica tão brilhante no céu. A oposição acontece quando o planeta está em direção oposta a nós, ou seja, quando no plano do sistema solar os astros estão assim: Júpiter – Terra – Sol. Neste momento, a face do planeta virada para nós fica 100% iluminada pelo Sol e conseguimos ver Júpiter brilhando mais do que o normal.

opoJup2011

Visualmente, o planeta mudará seu brilho, principalmente quando estiver no auge do céu, ou seja, no ponto mais alto. Não é necessário qualquer equipamento astronômico para observar, e assim o fenômeno pode ser apreciado até mesmo a olho nu. Mas para ver mais detalhes, um telescópio ou um binóculos pode ajudar muito.

No dia 09, Júpiter nascerá por volta das 17h45min e já será possível observar a partir deste horário. No entanto, só mais tarde a partir das 23h, quando o planeta subir no céu e o brilho ficará no máximo, que é o melhor horário para ver. Nossa página tentará fazer uma transmissão ao vivo no Facebook, portanto, fique ligado lá que por volta deste horário (23h) possivelmente inciaremos uma live. Nós não garantimos que iremos realizar porque o tempo pode não ajudar e nublar.

Bons céus!

Continue lendo...