Planetas

A maior noite do ano acontecerá nesta sexta-feira

Alegria para muitos e tristeza para outros: hoje, 21/06, começa o inverno. A estação onde, no hemisfério sul, o clima tende a ficar mais chuvoso, frio e com noites maiores. No entanto, o contrário acontece no hemisfério norte, onde o verão começa e as temperaturas sobem. Os fenômenos são conhecidos como Solstício de Inverno e Solstício de Verão.

Os solstícios acontecem duas vezes ao ano, em junho e em dezembro. Quando no sul é inverno, no norte é verão e vice-versa. Quando é o de verão significa que o dia será o maior do ano, e no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. Isso ocorre devido a inclinação da Terra, que influencia diretamente na incidência de raios solares que atingirão os hemisférios.

Inclinação da Terra no solstício de Junho. (Créditos: Reprodução)

A partir de hoje, a Terra continuará seu ciclo de mudança no eixo e em setembro teremos o equinócio, que é quando os dois hemisférios recebem quantidades iguais de luz solar, ou seja, o dia e noite terão 12 horas de duração. Esse é o chamado Equinócio de Primavera para quem mora no sul e de Outono pra quem mora no norte.

Em dezembro a situação inverte completamente, o hemisfério norte começa a resfriar pela chegada do inverno e no sul começa a esquentar pela chegada do verão.

Se você ama o inverno, é hora de comemorar. Hoje além de você poder dormir mais um pouquinho, as noites tendem a ser frias. Já se for o contrário, infelizmente é esperar até dezembro para que as temperaturas subam.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.