Eventos Astronômicos

A maior explosão solar da década está vindo em nossa direção

A NASA informou que uma enorme explosão solar foi detectada no Sol. E ele desencadeou a erupção, de nível X9.3, o máximo da escala dada para esses eventos, às 10h30min de ontem (06/09). A última vez que vimos algo assim foi em 2006, quando registrou-se uma intensidade de X9.0, ou seja, a de ontem foi ainda maior.

De acordo com a NASA, a explosão solar foi vista em uma região ativa do Sol, conhecida como AR 2673. Esse evento soou um pouco estranho para os cientistas, já que nossa estrela está atualmente em direção ao período mais calmo do seu ciclo solar – conhecido como mínimo solar.

“Esta é uma fase em que tais erupções no Sol são cada vez mais raras, mas a história mostrou que elas podem, no entanto, ser intensas”, disse a NASA.

O Centro de Previsão do Tempo do Espaço (SWPC, sigla em inglês) disse que esperava alguns apagões de rádio ontem, que deveriam durar uma hora. No entanto, o que é possivelmente mais preocupante é que as explosões solares são frequentemente acompanhadas por uma ejeção de massa coronal (EMC).

Momento da explosão solar.
Momento da explosão solar.

Isso parece ser o caso aqui, mas ainda não sabemos se esta EMC está diretamente apontada para a Terra. Se isso acontecer, pode causar uma forte tempestade geomagnética que irá dificultar as comunicações.

“A análise indica provável chegada da EMC, na noite de 08 de setembro para o dia 09 de setembro”, disse o SWPC.

Uma das maiores tempestades solares já registradas foi em 2003, conhecida como Tempestades no Dia das Bruxas. Ela mediu no X28 antes de sobrecarregar os sensores de medição solar da NASA, por isso pode ter sido ainda mais poderosa.

A intensidade desta última tempestade significa que podemos esperar auroras bastante impressionantes, claro, para quem mora em regiões onde é visível. Por exemplo, aqueles que estão na Islândia e outras regiões do norte terão certeza de um show incrível no céu. [IFLS]

Já fizemos um artigo explicando como essas explosões solares podem ser extremamente perigosas para a tecnologia na Terra, inclusive podendo dizimá-la.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.