A maior chuva de meteoros do ano acontece em poucos dias

Há alguns dias aconteceu a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, visível em todo o Brasil. E agora, no mês de Agosto, uma incrível e enorme chuva de meteoros está preste a acontecer, prometendo de 50 à 60 meteoros por hora. Estamos falando das famosas Perseidas e para observá-las é muito simples.

Primeiramente, vamos entender como acontece uma chuva de meteoros. Existem milhares de corpos celestes no espaço, como cometas ou asteroides que orbitam o Sol juntamente com a Terra. Tais astros deixam um rastro de detritos conforme vão se aproximando da estrela, e em determinadas épocas do ano, o nosso planeta acaba cruzando com nuvens de pequenas e grandes partículas de rochas. Quando essas partículas entram em nossa atmosfera, a velocidade de entrada é tão alta que emitem luz e vemos rastros brilhantes no céu noturno.

No caso dessa chuva, o corpo que ocasiona os meteoros é o cometa Swift-Tuttle. No entanto, seu nome nada tem a ver com seu cometa, mas sim sua constelação de radiante. Radiante é o termo usado para designar a suposta direção ondes os meteoros parecem sair, que nesse caso é Constelação de Perseus (nasce na direção Norte). Os meteoros podem sair de qualquer lugar, mas é interessante de se observar na direção do radiante da chuva.

O melhor momento para ver na noite do dia 11 para o dia 12 deste mês, tendo como horário ideal às 2h de manhã na madrugada do dia 12. Sabendo disso, para acompanhar a chuva não tem muito mistério, basta fixar seus olhos no céu e esperar. Como sempre recomendamos, tenha MUITA paciência, esse é um fenômeno que exige isso para ser observado. Os meteoros passam muito rápido e em um piscar de olhos você poderá perder eles de vista.

Também não é necessário quaisquer equipamentos para ver, afinal, você precisará de um campo de visão que só seus olhos podem te proporcionar. Telescópios ou binóculos não possuem campo de visão aberto.

Mas e se na minha cidade estiver nublado? Bom, nossa página está planejando realizar uma transmissão ao vivo no dia com câmeras especiais para registrar os meteoros, se o tempo permitir, claro. Caso ocorra, está previsto para começar às 22h do dia 11 e você poderá assistir no play abaixo:

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *