O físico Stephen Hawking, alertou a humanidade que, provavelmente, nós só temos mais cerca de 1.000 anos na Terra, e a única coisa que poderia nos salvar de certa extinção é a criação de colônias em outros lugares no Sistema Solar.
“Ir para o espaço é o futuro da humanidade”, disse Hawking. “Eu não acho que vamos sobreviver mais de 1.000 anos sem escapar para além do nosso frágil planeta”, concluiu ele.
O destino da humanidade parece ter ocupado muito os pensamentos de Hawking, tanto que ultimamente ele também advertiu sobre a inteligência artificial. Dado que os seres humanos são propensos a cometer os mesmos erros uma ou outra vez, Hawking suspeita que “poderosas armas autônomas” poderiam ter consequências graves para a humanidade no futuro.
Hawking estimou que colônias humanas auto-sustentáveis em Marte não vão ser uma opção viável por mais de 100 anos, o que significa que precisamos ter “muito cuidado” nas próximas décadas.
O físico parece estar tão preocupado, que ele acrescentou o seu nome a um grupo de mais de 20000 pesquisadores, incluindo Elon Musk, Steve Wozniak, e Noam Chomsky, pedindo a proibição de qualquer desenvolvimento de armas autônomas que possam disparar em alvos sem intervenção humana.
Você pode até pensar que pode ser loucura dele, mas reflita como nós, em alguns anos, vamos estar lutando para diminuir os efeitos das mudanças climáticas, o que significa que vamos ficar sem terra para plantar, as temperaturas vão aumentar e nossa vida mudará drasticamente. [ScienceAlert]