Eventos Astronômicos,Planetas

Poderia a Superlua ter causado o forte terremoto na Nova Zelândia?

Um terremoto enorme ocorreu na Nova Zelândia neste domingo. O acontecimento ganhou fama pelo fato de um post feito no Facebook por um usuário chamado Nigel Antony Gray, alertar uma semana antes de um possível tremor, relacionando-o com a Superlua que está ocorrendo hoje.

 
Na postagem, o homem falava que o fenômeno da Superlua – que acontece quando Lua está mais próxima da Terra do que o normal – aumentaria o empuxo gravitacional sobre o planeta, assim aumentando as chances de um abalo.

 
Mas o que os cientistas dizem a respeito disso? Pelo menos por enquanto, não existem fortes evidências de que os fenômeno estejam relacionados. De certa foram, já sabemos que nosso satélite natural influencia muito na superfície terrestre. E as marés são um belo exemplo disso. “Existe também a maré continental ou terrestre, que faz os continentes subirem alguns centímetros na Lua cheia, na linha do Equador”, explica o astrônomo Cassio Barbosa, para o site G1.

O fato de uma Superlua influenciar um terremoto, pouco ajudaria nos procedimentos de segurança. “Só porque havia uma Superlua, não haveria como dizer às pessoas que vivem em Kaikura, por exemplo, que iria haver um terremoto”, disse o professor de tectônica da Universidade de Melbourne, na Austrália, Mark Quigley.

 
Assim como pode haver fortes terremotos durante uma Superlua, isso também pode ocorrer quando ela não acontece. O tremor que matou mais de 180 pessoas em 2011 na Nova Zelândia, por exemplo, não ocorreu durante a Lua cheia. [G1]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.