Astrofísica,Eventos Astronômicos,Planetas

6 maneiras reais de como o mundo pode acabar

A vida existe na Terra só porque oscila em um delicado equilíbrio verdadeiramente improvável. A nossa atmosfera, a proximidade com o sol, e inúmeras outras belas coincidências não apenas permitem que seres vivos sobrevivam, mas também que evoluam.

E ainda assim, aqui estamos nós, sentados em mesas e andando pelas ruas como se não é nada tivesse acontecendo. Mas como nem tudo dura pra sempre, todas essas coisas boas devem um dia chegar a um fim. Abaixo listamos as muitas maneiras que os cientistas acreditam que a Terra poderia morrer.

1) O núcleo derretido da Terra pode esfriar.

but-if-the-core-cools-wed-lose-our-magnetosphere-and-also-our-protection-from-solar-winds-which-would-slowly-blast-our-atmosphere-into-space

Terra está rodeada por um escudo magnético, chamado de magnetosfera. O campo é gerado pela rotação da Terra, que roda uma espessa camada de ferro líquido e níquel (núcleo externo) em torno de uma bola de metal sólido (o núcleo interno), criando um dínamo elétrico gigante. Mas se o núcleo esfria, perderíamos a nossa magnetosfera – e também a nossa proteção contra os ventos solares, que iria lentamente expelir nossa atmosfera para o espaço.

2) O Sol poderia começar a morrer e se expandir.

O Sol, e nossa posição em relação a ele, é talvez a peça mais importante de nossa existência. Mas o Sol ainda é uma estrela. E as estrelas morrem. Milhares de milhões de anos a partir de agora, o Sol vai ficar com pouco hidrogênio e começar a fundir hélio. Essa reação vai empurrar as camadas do Sol para fora, e, possivelmente, começar a puxar a Terra diretamente para ele. Isso vai nos fazer ser incinerados e depois vaporizado.

3) Terra poderia ir parar em uma órbita mortal.

Existem muitos planetas sem estrelas vagando por aí, já que eles muitas vezes são chutados para fora de seus sistemas solares durante sua formação. Um desses planetas poderia entrar no sistema solar e desestabilizar a Terra em uma órbita extrema e inóspita. E por isso, a Terra se tornaria uma bola de gelo, sem possibilidade de existir vida.

4) Um desses planetas sem estrelas poderia atingir a Terra.

4-a-rogue-planet-could-hit-earth

Em vez de apenas passar perturbando a órbita da Terra, um mundo à deriva poderia causar uma batida direta. Uma colisão como essa enviaria detritos por todo o sistema solar e derreteria Terra completamente.

5) Asteroides poderiam bombardear nosso planeta.

Rochas do espaço podem ser bastante destrutivas – e esse foi um grande problema que provavelmente, dizimou os dinossauros. A Terra já foi fortemente bombardeada por asteroides durante centenas de milhões de anos. E se isso acontecer novamente, as temperaturas do ar podem chegar a mais de 400°C durante várias semanas.

6) A Terra poderia passar muito perto de um buraco negro.

Eles são tão misteriosos, quanto são assustadores. Até o nome é ameaçador. Nós não sabemos muito sobre eles, mas nós sabemos que eles são tão denso que nem mesmo a luz pode escapar para além horizonte de eventos. Um pequeno buraco negro poderia causar sérios danos passando próximo da Terra, entre tais problemas podemos citar terremotos e outras devastações, como nos chutar para fora do sistema solar, por exemplo. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.