5 coisas estranhas que já foram encontradas em Marte

Marte é o quarto planeta na ordem do Sistema Solar. Pouco menor que a Terra, ele é somente habitado por robôs e todos os dias eles estão lá registrando dados sobre o planeta vermelho. O rover Curiosity é o mais famoso de todos com seus registros incríveis. Algumas vezes o robô registra coisas um tanto inusitadas em solo marciano.

Desde uma rocha com formato de colher até “ratos” já foram encontrados no solo desértico do planeta. Abaixo você vai conferir algumas destas coisas estranhas que Marte nos proporciona.

1: Uma colher?

extra_large-1482921246-cover-image-768x432

Como citado logo acima, uma rocha com formato de colher foi encontrada no solo. O formato deve-se aos ventos e tempestades de poeira que cruzam o planeta e esculpe grande parte da geologia marciana.

2: Um objeto metálico misterioso

MetallicMeteorite_web_1024-768x311

O Rover Curiosity da NASA tropeçou em um objeto metálico no solo marciano em 2016. O cientistas dizem que tal objeto é um meteorito provavelmente feito de níquel-ferro. Sua origem pode estar ligada ao cinturão de asteroides. Rochas espaciais como essa são frequentemente enviadas para Marte depois de serem expulsas pela gravidade de Júpiter.

3: Um rato em Marte?

extra_large-1464370117-3986-mouse-spotted-on-mars

Em mais uma foto do Curiosity, um rato é a coisa estranha da vez. Em 2015, o robô registrou algo parecido com um roedor no solo marciano. Os cientistas dizem que se trata apenas de mais uma rocha com aparência peculiar e que sofreu uma ilusão de ótica.

4: Uma pirâmide

1

Também registrada pelo robô Curiosity, a pirâmide encontrada em Marte, na verdade, se trata de apenas mais uma ilusão de ótica. Tais formações como essa são facilmente explicadas pela erosão que molda as rochas no planeta vermelho.

5: Círculo de Pedra

extra_large-1498225145-cover-image

Não precisamos nem falar mais nada, não é? Essa formação rochosa é muito comum e não se trata de poços feitos por alienígenas. Na Terra também pode ser encontrado algum formato parecido.

Essas formatos são explicados por um fenômeno chamado Pareidolia, que é quando vemos formas familiares em coisas como nuvens, objetos do nosso cotidiano e até mesmo em rochas marcianas, como é o caso.

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *