Planetas

Vênus não é mais o planeta mais próximo da Terra, dizem pesquisadores

Muitas vezes pensamos em Vênus como nosso irmão mais próximo do Sistema Solar. É o mais parecido com a Terra em tamanho, massa e composição. E nós pensamos que era o mais próximo em termos de distância física – mas parece que essa honra pode pertencer a Mercúrio.

Não, a ordem das órbitas planetárias ainda é a mesma. Mercúrio ainda é o planeta mais interno, e a órbita de Vênus ainda está mais próxima da órbita da Terra. Mas, de acordo com novos cálculos, o Mercúrio está, em média, mais próximo da Terra do que Vênus. Parece contraintuitivo, não é? E talvez seja isso que nos levou ao equívoco em primeiro lugar.

“Por algum fenômeno de negligência, ambiguidade ou pensamento de um grupo, os divulgadores da ciência divulgaram informações baseadas em uma suposição equivocada sobre a distância média entre os planetas”, escrevem os engenheiros Tom Stockman, Gabriel Monroe e Samuel Cordner. “Usando um método mais preciso para estimar a distância média entre dois corpos em órbita, descobrimos que essa distância é proporcional ao raio relativo da órbita interna”, disseram eles.

“Em outras palavras, Mercúrio está mais próximo da Terra, em média, do que Vênus porque ele orbita o Sol mais de perto”, concluíram. A equipe, cujos locais de trabalho abrangem o Observatório Nacional de Los Alamos, o Centro de Desenvolvimento de Pesquisa do Engenheiro dos EUA e a NASA, ainda não publicou seus cálculos em um artigo revisado por especialistas, mas os autores observam que estão ansiosos pela análise da comunidade científica.

A maneira como normalmente calculamos as distâncias entre os planetas, observa a equipe, é baseada em sua distância do Sol. Terra, em média, é 1 unidade astronômica (UA) do Sol; Vênus é 0,722 UA; Mercúrio é 0,387 UA.

Mas se você subtrair a distância de Vênus da Terra, o que você realmente consegue é a distância média entre suas órbitas – não a distância entre os próprios planetas. Como os planetas se movem em velocidades diferentes, eles passam um bom tempo em lados opostos do Sol. Como Mercúrio está mais próximo do Sol, a distância entre ele e a Terra quando estão em sua maior distância é muito menor que a distância entre a Terra e Vênus.

“Para dois corpos com órbitas aproximadamente coplanares, concêntricas e circulares, a distância média entre os dois planetas diminui à medida que o raio da órbita interna também diminui”, disseram os pesquisadores.

Então, agora, somos todos vizinhos de Mercúrio, e ao invés de expulsar Vênus, nós ainda amamos todos, próximos e distantes. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.