Eventos Astronômicos

Última chuva de meteoros do ano acontece em poucos dias

O ano de 2018 teve eclipse, conjunção planetária e outras várias chuvas de meteoros. No entanto, em menos de uma semana, acontecerá o chuveiro Gemínideas – o último do ano. A chuva é causada pelo asteroide 3200 Faetonte, que deixa um rastro de detritos pelo espaço e nesta época do ano a Terra passa por ele. Os detritos aglomerados são atraídos pelo planeta e entram em nossa atmosfera a velocidades altíssimas, causando os rastros brilhantes conhecidos como “estrelas cadentes”.

As Gemínideas, como seu próprio nome já diz, têm como radiante a Constelação de Gêmeos. O radiante é a região no céu onde aparentemente os meteoros parecem sair, no entanto, não quer dizer que eles possam surgir de outros lugares também. O pico do chuveiro, isso é, o momento em que podem surgir mais meteoros é entre os dias 13 e 14 deste mês.

A Constelação de Gêmeos nasce após às 22h (horário de Brasília) na direção Leste – a mesma que o Sol se nasce. A chuva é visível praticamente a noite inteira e você não precisa de nenhum equipamento em especial para observar. A dica é localizar a constelação com algum aplicativo, fixar seus olhos na direção e aguardar. Os meteoros podem ser muito rápidos e um simples piscar de olhos pode fazer você perder um.

É interessante que você observe em uma área sem poluição luminosa, pois até mesmo os meteoros mais fracos poderão ser vistos. No entanto, caso o céu nuble e impossibilite a sua observação, na noite entre os dias 13 e 14 nós iremos realizar uma transmissão ao vivo em nosso canal e você pode assistir no play abaixo. A live deve começar por volta das 21h (horário de Brasília) com câmera especiais para vermos os meteoros.

Boas observações!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.