Eventos Astronômicos

Todos os planetas do sistema solar ficarão visíveis ao amanhecer

Devido a dinâmica orbital dos planetas do sistema solar, nem sempre é possível visualizar determinados planetas em horas favoráveis para observação. Existem épocas em que alguns mundos aparecem somente quando o Sol está brilhando no céu. Todavia, nos próximos dias, a família inteira de planetas do sistema solar ficará visível em um único momento no céu terrestre.

A visualização em si não diz muita coisa do ponto de vista cósmico, é apenas o momento em que as posições planetárias favorecem a observação dos corpos celestes. Os primeiros planetas a surgirem serão Júpiter e Saturno, quando logo no começo da noite os dois gigantes de gás aparecem na direção Leste. Por outro lado, Marte aparece às 23h na mesma posição, seguido de Urano, Vênus e Mercúrio nas horas seguintes da noite.

(Créditos: Stellarium)

Exatamente às 05h da manhã, todos os planetas ficam posicionados de modo que um observador na Terra consiga visualizá-los. Na ordem, começamos por Mercúrio na direção Leste, um pouco mais elevado estará Vênus, seguido de Urano e Marte e, a oeste se pondo, estarão Saturno e Júpiter. A simulação gerada acima no software Stellarium demonstra ainda melhor como estará a configuração visual.

É importante ressaltar que, apesar de Urano e Netuno estarem no céu, eles não são muito bem visíveis a olho nu. Os planetas que realmente conseguimos observar são aqueles que possui proximidade com o Sol e brilho suficiente para que nossos olhos consigam observá-los. Isso acontece pelo fato da distância, pois estes são planetas muito externos do sistema solar e recebem muito pouca luz da estrela.

Aproveite o momento para acordar um pouco mais cedo e observá-los até o amanhecer. Mas fique atento, a janela de observação é curta, pois a luz do Sol começa a tomar conta do céu muito rápido e você poderá perdê-los de vista.

Bons céus!

Continue lendo...