Chegou a hora! O famoso cometa C/2020 F3 NEOWISE está finalmente chegando ao Brasil e poderá ser visto de todo o país. Sua visualização continuará favorável a semana inteira, mas com horários diferentes em distintas regiões. Apesar do cometa não ter boa visualização a olho nu, com um simples binóculos qualquer pessoa poderá ver o corpo celeste.
Antes de tudo, busque sempre observar o mais cedo possível – tanto em relação aos dias e horários. O cometa começa a surgir no céu a partir do pôr do sol toda a semana entre 21/07 e 26/07, com uma janela de observação de menos de uma hora, quando o Neowise some no horizonte e deixar de ser observável. Porém, a cada dia que passa, o cometa tende a subir na esfera celeste; em contrapartida, ele perde brilho a medida que os dias passam e se distancia do Sol.
As pessoas que moram a norte do planeta possuem visão favorável em toda sua passagem pelos céus brasileiros. A direção para observação começa a Noroeste, praticamente a mesma posição que o Sol se põe. O ponto de referência com melhor proveito, no entanto, é a constelação de Ursa Maior, já que o Neowise se encontrará alguns graus a esquerda constelação.

Posição do Neowise dia 22/07. (Créditos: Stellarium)
Por sua posição ser muito próxima ao horizonte, é ideal que seja observado de um local alto e livre de obstruções. E como todo bom evento astronômico, pessoas em lugares com céu com menos poluição luminosa conseguem ter melhor resultado. A dica principal, no entanto, é ter paciência e observar na hora certa.
Vale ressaltar, que não devemos nos animar muito. O cometa chegará com uma magnitude muito alta, o que indica uma luminosidade fraca e pouco visualizável. Baixe aplicativos como Cometa Book, Carta Celeste ou Stellarium para guiar-se no céu. Agora é esperar o melhor e que os céus cooperem para as observações!
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.