Exoplanetas

Telescópio Kepler encontra 10 exoplanetas parecidos com a Terra

O telescópio Kepler da NASA acaba de retornar com os dados finais de sua missão principal e inclui 10 novos mundos de tamanho da Terra na zona habitável de suas estrelas.

Este catálogo final, que inclui 219 candidatos de planetas parecidos com o nosso, fazia parte da missão original de quatro anos de Kepler, olhando uma parte do céu conhecida como Cygnus. Este longo tempo de observação permitiu que encontremos alguns mundos semelhantes ao nosso, com tamanhos e períodos orbitais parecidos em torno de suas estrelas.

extra_large-1497889183-cover-image

“O conjunto de dados Kepler é único, pois contém uma gama desses mundos “terrestres” próximos – planetas com aproximadamente o mesmo tamanho e órbita da Terra”, disse Mario Perez, cientista do programa Kepler na Divisão de Astrofísica da Ciência, na NASA.

A contagem total dos candidatos a exoplanetas atualmente é de 4.034 encontrados pelo Kepler, com 2.335 verificados como exoplanetas. Destes, cerca de 49 são de tamanho da Terra e estão na zona habitável de suas estrelas.

Com esta liberação de dados, a missão principal do Kepler está efetivamente finalizada. Mas agora o telescópio está realizando uma segunda missão, chamada K2, que envolve olhar para uma região do céu por períodos mais curtos.

“Este catálogo cuidadosamente analisado é a base para responder diretamente a uma das questões mais convenientes da astronomia: quantos planetas como a nossa Terra estão na galáxia?”, disse Susan Thompson, pesquisadora do Kepler no SETI. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.