Planetas

China tentará cultivar batatas na Lua em 2018

Sabemos que as batatas podem crescer em Marte. Mas elas podem crescer na Lua? Estamos prestes a descobrir. Conforme relatado pelo Chongqing Morning Post, a China incluirá um pequeno ecossistema em seu próximo lander lunar e verá se eles podem cultivar batatas na superfície lunar a partir de sementes.

O lander é chamado de Chang’e 4 e será enviado para a superfície da Lua em 2018. A missão também incluirá um rover. A China revelou seus planos para este experimento na Conferência Global de Exploração Espacial (GLEX 2017) nesta semana. O ecossistema será em um pequeno cilindro que mede 18 por 16 centimetros.

extra_large-1497544116-cover-image

Ao lado das sementes, a China planeja também enviar ovos de bicho da seda no interior do ecossistema. “Os ovos eclodem em bichos, que podem produzir dióxido de carbono, enquanto as batatas e sementes emitem oxigênio através da fotossíntese”, disse Zhang Yuanxun, designer-chefe do projeto. “Juntos, eles podem estabelecer um ecossistema simples na Lua”, concluiu ele.

Nenhum país já tentou algo assim antes. Na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas cresceram uma variedade de culturas , mas nunca foi feito em outros lugares. Se isso for bem-sucedido, e não podemos ver nenhum motivo para não, então talvez futuros colonos lunares possam ter saboroso prato de batatas. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.