SpaceX pode ter perdido satélite super secreto do governo americano

Relatórios conflitantes estão surgindo após o lançamento aparentemente bem sucedido do SpaceX de um foguete Falcon 9 com uma carga útil secreta do governo americano, com o nome de código Zuma. Embora parecesse que o lançamento não tenha dado muito certo, o vídeo completo e a separação do cone do nariz, que cercou o satélite secreto, não foram transmitidos como normalmente é, devido à natureza classificada da missão.

spacex_zuma_mission_1024

Os relatórios provenientes do Wall Street Journal e Bloomberg afirmam que Zuma queimou após a reentrada na atmosfera terrestre. Esses relatórios são parcialmente baseados em um briefing supostamente dado aos legisladores e funcionários do congresso indicando que o satélite não se separou do foguete como planejado.

O SpaceX não relatou nenhum problema com o lançamento. No entanto, a empresa geralmente anuncia um lançamento bem sucedido, independentemente da classificação da carga. Nesse caso, nenhuma confirmação foi dada pela SpaceX ou pelo Northrup Grumman, a empresa que fabricou o satélite secreto.

Ainda mais, o Comando Estratégico dos EUA adicionou uma entrada ao seu catálogo Space-Track de objetos artificiais orbitando o planeta, indicando que o novo satélite conseguiu fazer pelo menos uma órbita. Isso foi antes que outra peça confusa fosse adicionada: o porta-voz do capitão da Marinha, Brook DeWalt, afirmou que o Comando Estratégico não tinha “nada a acrescentar ao catálogo de satélites no momento”.

A SpaceX parece confiante de que desempenhou bem sua função na missão Zuma, e a empresa não prevê que esta missão perturbe seu cronograma. [ScienceAlert]

 

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *