Eventos Astronômicos

Sonda registra fenômeno espetacular na estratosfera

Você provavelmente já conseguiu avistar algum meteoro no céu. Praticamente todas as noites conseguimos observar alguns deles, no entanto, durante um período de chuva, o número de avistamentos pode aumentar muito.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra, em sua trajetória ao redor do Sol, passa por uma nuvem de detritos geralmente deixadas por cometas. Esses detritos entram em nossa atmosfera a velocidades altíssimas, queimando e produzindo o característico brilho às vezes chamados de “estrelas cadentes”.

A última chuva de meteoros foram as Geminídeas, uma das melhores do ano. Dois projetos (Orison e Daedalua) resolveram enviar uma sonda estratosférica para aproximadamente 30 km de altitude para registrar a chuva de um ângulo diferente. E o resultado foi simplesmente incrível! Nesse altitude, os meteoros são vistos de uma forma incrivelmente bela.

Não foi a coisa mais bela que você viu hoje? Observar estes meteoros no solo já é incrível, imagina lá de cima. Graças a estas pessoas conseguimos presenciar tamanha beleza de uma forma nunca antes vista.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.