Eventos Astronômicos

Asteroide com forma de crânio se aproximará da Terra em 2018

Você provavelmente não vai vê-lo, mas em 2018, um pequeno objeto do Sistema Solar nos fará uma segunda visita desde sua descoberta em 2015. É chamado 2015 TB145, também conhecido como o Asteroide do Dia das Bruxas – e por uma boa razão.

skullsteroid-animated-gif

Ele é bem peculiar. Parece um pouco com um crânio humano, é tão escuro como carvão, a passagem mais próxima da Terra em sua visita anterior foi em 31 de outubro de 2015 e provavelmente é um cometa morto. É simplesmente impressionante as circunstâncias relacionadas com a temática.

Teremos algumas diferenças com a visita do próximo ano. O primeiro voo conhecido do asteroide do Dia das Bruxas foi muito próximo, passando a 486 000 quilômetros. Também não nos visitará no Halloween. Seu período orbital é de 1.112 dias, ou pouco mais de três anos. Então, toda vez que retorna, é um pouco mais tarde.

A aproximação de 2018 acontecerá no início de novembro, e o asteroide estará muito mais distante – cerca de 105 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Quando esse Asteroide do Dia das Bruxas retornar, mesmo que esteja muito mais distante, os pesquisadores vão aproveitar a oportunidade para aprender ainda mais sobre ele. [ScienceAlert]

Continue lendo...