Eventos Astronômicos,Planetas

Sonda que irá para Mercúrio passará acima do Brasil

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio, mas para chegar lá, terá que passar novamente pelo nosso planeta. Isso acontecerá em 10 de abril e as pessoas de sorte nas latitudes do sul do planeta poderão vislumbrar a missão ao passar a 12.700 quilômetros do solo.

(Créditos: ESA)

A missão foi lançada no final de 2018 e finalmente chegará ao planeta mais interno do Sistema Solar em 2025. É composta por dois satélites lançados juntos que estudarão o campo magnético de Mercúrio, bem como sua estrutura e superfície interior. Ela voará no ponto mais próximo da Terra em 10 de abril às 1:25h (horário de Brasília).

“Esta é a última vez que veremos o BepiColombo da Terra”, disse Joe Zender, cientista adjunto de projetos da missão, em comunicado. “Depois disso, ela se aprofundará no sistema solar interno”, concluiu.

Esta passagem não é apenas a última oportunidade para vê-la, mas é parte integrante da missão de ajudá-la com a gravidade. Pode parecer contra-intuitivo, mas ir em direção ao centro do Sistema Solar não é uma tarefa fácil. Você não pode simplesmente atirar em algo em direção ao Sol, e há uma razão simples: nosso planeta está se movendo muito rápido em torno do Sol, para que não caia. Tudo o que é lançado da Terra teria essa velocidade adicional para lidar.

Uma grande quantidade de energia é necessária para que a BepiColombo entre em uma órbita estável, ou você precisa ser muito inteligente com a mecânica celeste.

Portanto, a missão usará a Terra como um freio. À medida que se aproxima, ele usará a força gravitacional do nosso planeta para desacelerar e dobrar sua trajetória em direção às porções internas do Sistema Solar. Essa manobra foi planejada pelo matemático e engenheiro italiano Giuseppe “Bepi” Colombo e empregada pela NASA pela primeira vez para enviar a sonda Mariner 10 para Mercury na década de 1970.

A passagem deve ocorrer sem problemas, mas há uma certa tensão devido às precauções adotadas pela ESA para proteger os trabalhadores do SARS-CoV-2, o coronavírus responsável pela COVID-19. A equipe ainda está trabalhando duro, mas com interação pessoal mínima.

O BepiColombo deve ser visível de leste a oeste na madrugada de 10 de abril. Você pode calcular a visibilidade e o brilho da sua localização aqui. No entanto, a Lua estará particularmente brilhante nessa época, o que pode impedir as vistas da Terra. No lado positivo, Júpiter, Saturno e Marte estarão todos alinhados em 10 de abril e visíveis a olho nu. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.